treinamento
A partir do século XVIII se sentiu a necessidade de treinar pessoas, pois existia uma grande carência de trabalhadores/operadores.
Nos dias de hoje a questão de treinamento é considerada como um ponto estratégico das organizações, e cada vez mais criam-se novos programas de aperfeiçoamento das pessoas, para que as empresas com uma nova estratégia de treinamento possa ter uma vantagem competitiva no mercado.
A partir dos anos 1930 o treinamento teve uma mudança como “atividade administrativa ao se tornar parte integral da estratégia empresarial”
Com isso a formação profissional foi crescendo cada vez mais, obtendo nas empresas profissionais melhores capacitados e como conseqüência um sucesso nos negócios.
O que é Treinamento?
Segundo Patrícia Moreira Gonçalves – p.03 (Davies; 1973), “define treinamento como sendo parte de uma atividade profissional, que capacita o individuo, a fim de otimizar os trabalhos realizados na organização, para tanto se faz necessário, a especialização do treinamento e dos instrutores.
(Stammers e Patrick – 1978), atribuiu que o treinamento é um ‘desenvolvimento sistemático do padrão de atitude/conhecimento/habilidade/conduta requerido pra que o individuo desempenhe de forma adequada uma determinada tarefa’. No entanto eles afirmam ainda a importância da aprendizagem para integração dos conhecimentos adquiridos.
O treinamento é visto como um instrumento implementador de procedimentos mais racionais, mais qualificados e mais eficazes, porém estará sempre carregado de um propósito de respeito às necessidades do desenvolvimento individual
Os principais objetivos do treinamento segundo Chiavenatto podem ser:
“a) preparar os recursos humanos para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização;
b) proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser