Treinamento
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado cargo.
Os objetivos de um treinamento são:
Impulsionar a eficiência.
Incrementar e aumentar a produtividade.
Elevar os níveis de qualidade.
Promover a segurança no trabalho.
Diminuir refugos e re-trabalhos.
Considera-se Desenvolvimento como uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. Mas, outros autores afirmam que o Desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas. Por outro lado, Nadler (1984) diferencia "treinamento" de "educação" e de "desenvolvimento", conceituando-os da seguinte maneira:
Treinamento é uma aprendizagem relacionada à tarefa atual do empregado.
Educação seria a aprendizagem que visa a preparação do indivíduo para uma tarefa futura, já identificada.
Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento do indivíduo, mas não relacionada a uma tarefa presente (ou futura)
Ciclo de Treinamento
O treinamento é separado em 4 etapas para haver um maior controle sobre o treinamento e torna-lo mais eficaz para a empresa e alcançar resultados mais significativos. Esse ciclo é renovado a cada vez que se repete.
Primeira Etapa - Levantamento de necessidades de treinamento
A primeira etapa consiste em um diagnostico para saber ao certo oque deve ser feito. É feito um levantamento em 3 níveis:
Organizacional: É feita uma analise geral da empresa, visando analisar a sua missão, objetivos econômicos, entre outros aspectos, para definir uma filosofia de treinamento na organização para definir oque deve ser ensinado.
Recursos Humanos: