treinamento e desenvolvimento
Curso: Tecnologia em gestão de recursos humanos – EAD
Disciplina: Treinamento e Desenvolvimento
Acadêmico: Cintya Regina Bonetti
Investir nos funcionários
Para uma empresa conseguir manter a competitividade no mercado ela precisa investir no setor de treinamento e desenvolvimento de talentos, já que atualmente inovação e concorrência estão intimamente ligados.
Dar treinamento e desenvolver as habilidades dos funcionários é algo estratégico. A globalização traz novos processos, produtos e mercados e isso exige preparo da empresa, principalmente de seus funcionários. Para se adequar a esse cenário, é necessário que seja implementado um sistema de aprendizado. Edgar Dale criou um quadro mostrando quais processos de ensinos são mais eficientes. Segundo ele, aplicar o estudo na prática é o processo mais eficiente e assistir a uma palestra o menos. Ensinar o conhecimento a outra pessoa é ainda mais eficiente na retenção desse conhecimento, mas aí não é um método de aprendizagem e sim de fixação. Discussões em grupo também são bastante eficientes e relativamente fáceis de serem planejadas. Portanto, utilizar de um só método é bobagem, o ideal é mesclar tudo, leitura, palestras, recursos audiovisuais, demonstrações/uso imediato, discussões e aí sim o resultado será satisfatório.
Após aplicar os citados métodos o ideal é se perguntar: o alto custo e investimento em treinamento e desenvolvimento deu resultado? O empregado é capaz, agora, de produzir mais e melhor? Colocando isso no papel, o ideal é ir gerando questões e comparando com o passado. Houve redução do absenteísmo, rotação de pessoal, índice de acidentes ou ainda manutenção de maquinário? Houve aumento na eficiência individual ou coletiva, habilidades e conhecimento, qualidade dos produtos e serviços, enfim, de produtividade? Respondendo e analisando essas questões é possível rever qualquer empecilho ou ajudar a aplicar tudo isso novamente quando for preciso.
REFERÊNCIAS