UNIARA Pos Gerenciamento De Escopo
Atividade – Definição de Escopo
GERENCIAMENTO DE ESCOPO
NOME: Sidney Augusto Junior
RA: 64215-005
MBA em Gestão de Banco de Dados SQL Server
SEMESTRE: 1º
São Paulo
2015
RESUMO
O escopo é o foco do projeto. O escopo de um projeto especifica seu produto principal e respectivos elementos subsidiários, ou seja, as entregas ao longo do projeto.
É descrito como “A soma dos produtos e serviços a serem fornecidos por um projeto”.
Dentre as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, sem dúvida uma das mais importantes para a determinação do sucesso de um projeto é o gerenciamento do escopo. Avançar o projeto sem uma boa definição e um bom controle do escopo é um passo na direção do fracasso.
Sem uma definição clara do escopo do projeto e controle eficiente do mesmo, poderão ocorrer situações imprevistas relacionadas ao prazo, custo e qualidade, sendo este um problema que poderá trazer prejuízos à empresa e ao cliente.
Um bom gerenciamento do escopo é fundamental para uma execução tranquila entre as partes interessadas, sem stress com as partes interessadas, sem discussões sobre o que está e principalmente sobre o que não está incluso, culminando com a satisfação do cliente, uma vez que aumenta a probabilidade de entrega dentro do prazo, dos custos previstos e com a qualidade acordada. Consequentemente, aumenta a probabilidade de sucesso do projeto.
PALAVRAS-CHAVE
Escopo
Sucesso
Eficiência
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 2
1.1
2.
GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO ............................................... 2
FALHA NA DEFINIÇÃO DO ESCOPO .......................................................................... 3
2.1
CORREÇÃO DO ESCOPO ....................................................................................... 5
3. ANÁLISE DOS RESULTADOS ENTRE UM PROJETO BEM SUCEDIDO COM
UM PROJETO DA EMPRESA XPTO