Desenvolvimento e treinamento
AO TOYOTISMO
RESUMO
Nos dias de hoje devido a um ambiente dinâmico e exigente as organizações buscam ações voltadas as constantes capacitações das pessoas, com o objetivo de torná-las mais eficazes no que fazem. O treinamento e desenvolvimento é um meio para alavancar o desempenho do profissional no seu cargo. O treinamento e desenvolvimento é vital para a organização pois o bem mais valioso de uma empresa é o conhecimento de seus colaboradores.
Palavras-chave: Capacitação, organizações e colaborador.
1 INTRODUÇÃO
As pessoas são o bem mais importante das organizações. As pessoas passaram a ser uma questão vital para o sucesso do negócio, o diferencial das empresas bem sucedidas. Em um mundo dinâmico e extremamente competitivo, globalizado, as organizações precisam estar preparadas para desafios constantes. Para serem bem sucedidas as organizações precisam de colaboradores que fazem as coisas acontecerem. Para se chegar a este objetivo é de extrema importância o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Para grandes empresas o treinamento não é uma despesa, e sim um investimento.
2 DESENVOLVIMENTO
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, na metade do século XX criou o Fordismo, um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística. Henry utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor, engenheiro americano considerado o “pai” da administração industrial moderna, desenvolveu outras técnicas avançadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.
A palavra treinamento pode apresentar diversos significados. Anteriormente muitos especialistas em RH achavam que o treinamento era apenas para qualificar as pessoas para os seus cargos. Mas nos dias de hoje o conceito é muito maior. O treinamento