Treinamento e Desenvolvimento
Atualmente as organizações vêem treinamento e desenvolvimento como uma forma de reter e até mesmo atrair novos talentos. Perceberam que investir no capital humano é a forma mais eficaz para alcançar seus objetivos, pois a empresa depende diretamente do desenvolvimento de seus colaboradores. Por isso cada vez mais investem não apenas em treinamentos, mas em práticas para desenvolver em seus colaboradores competências diversas mantendo-os altamente qualificados e motivados.
Chiavenato (2009) cita treinamento como uma forma de transmissão de conhecimentos específicos e desenvolvimento de habilidades e competências .
Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. (CHIAVENATO,2009, P.389).
Para o autor o treinamento tem como objetivos a preparação do funcionário para as tarefas do cargo ocupado ou pretendido, o desenvolvimento pessoal tanto na área atuante como em outras diversas, gerando assim oportunidades para o funcionário. Para Chiavenato (2009) o treinamento pode mudar a atitude das pessoas, criando um clima positivo, e o aumento da motivação tornando-as mais receptivas as mudanças.receptivas as mudanças, como mostra a figura abaixo.
Figura 1 – Os tipos de mudanças comportamentais através do treinamento.
Fonte; CHIAVENATO (2009, p.390)
Segundo Chiavenato (2009) treinamento pode ser considerado um processo contínuo, uma seqüência de eventos. Ele cita quatro etapas que formam o processo de treinamento: Levantamento de necessidades de treinamento (dignóstico), programação de treinamento para enteder às necessidades, implementação e execução e a avaliação dos resultados.
Figura 2 – Processos de treinamento.
Fonte: CHIAVENATO (2009, P.392)
Segundo o autor na primeira etapa levantamento de necessidade de treinamento é