fisica
Introdução
A observação de um fenômeno fica em geral incompleta a menos que permita ser associada a uma informação quantitativa. Para a obtenção dessa informação necessitamos de efetuar uma medição sobre alguma propriedade física inerente ao fenômeno observado. Desse modo, a medição se constitui numa boa parte da rotina diária de um físico experimental.
A medição é a técnica mediante a qual associamos um número a uma propriedade física, como resultado de uma comparação dessa propriedade com outra de mesma espécie tomada como padrão, a qual se adota como unidade. O resultado da medição é a medida.
Imagine uma sala revestida de lajotas, como se ilustra abaixo, à esquerda.
Tomando a lajota como unidade de área e contando o número delas, teremos a medida da superfície da sala: 30 lajotas de área. A mesma sala, entretanto, poderia estar revestida com outro tipo de lajota, como se ilustra abaixo, à direita. Para essa nova lajota como unidade de área a medida de superfície para a mesma sala será:
15 lajotas de área.
A medida de uma mesma grandeza física (no caso, uma área) deu lugar a duas leituras distintas devido ao fato de havermos utilizado duas diferentes unidades de medida (dois tipos de lajotas).
Esse exemplo põe de manifesto a necessidade de se estabelecer uma única unidade de medida para uma dada grandeza física, de modo que a informação seja compreendida por todas as pessoas. Esse é o espírito do Sistema Internacional de Unidades, obrigatório no Brasil e na maioria dos países do mundo. Infelizmente alguns países, como o Estados Unidos da América do Norte, ainda não aderiram completamente a tal Sistema
Grandezas Fundamentais - Unidades Básicas do SI
Grandeza
Nome
Comprimento
metro
Massa
quilograma
Tempo
segundo
Intensidade de corrente elétrica ampère Temperatura termodinâmica kelvin Quantidade de substância mole Intensidade luminosa candela Unidade
Símbolo m kg s A
K
mol