Treinamento para saltadores
Atletas que já estão em alto nível deve se submeter a uma carga de treino mais intensa, específica e durante toda a temporada, assim, buscando exercícios específico para cada objetivo. Treino geral não é interessante para atleta de alto nível pois pode atrapalhar o desenvolvimento das capacidades especiais. O controle do treinamento e a prescrição do exercício deve ser levado em consideração ao volume do trabalho. Exercícios esses que tem grande retorno ao saltadores são agachamento, leg-press e cadeira extensora. Para prevenir o over-training, utiliza os ciclos curtos mais do que os longos.
Capacidade do músculo esquelético produzir tensão, força e torque máximo, a uma dada velocidade (força muscular). A tensão gerada pelo músculo tende a provocar mudança nas fibras mudando assim seu comprimento, e consequentemente a alteração dos ângulos articulares, possibilitando assim o movimento.
Considerando o recrutamento das unidades motoras no treinamento da força potencia musculares, as primeiras fibras a serem recrutadas são as de tipo 1 (vermelha) e também aqui chamada de unidades menores. Isso tem sido claramente demonstrado. Quando a intensidade da ação muscular e mais alta, progressivamente são integradas ao pool de unidades recrutadas aquelas de maior dimensão, ou seja, fibra de tipo 2 (branca) que são as fibras lentas.
Tem sido demonstrado que o treinamento de força muscular provoca rápidos ganhos em seu início, sem que o observe o aumento de massa muscular. Isso deve-se a melhoria nos padrões de recrutamento das unidades motoras, e pode ser chamada de adaptação neural. O recrutamento seletivo de um maior número de unidades motoras principalmente do tipo do IIb. Adaptações estruturais ou