Atletismo
FEFFI
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
APOSTILA DE ATLETISMO
PROF. Drd. Pedro Ferreira Reis
MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR
2006
INTRODUÇÃO
O atletismo é o esporte por excelência, fundamento de todos os outros. Depende do uso de todas as qualidades ligadas ao esporte (força física, inteligência, concentração, reflexos etc.), exige que o atleta mobilize todos os recursos que permitam superar-se a si mesmo (desenvolvimento técnico, equipamento, métodos de treinamento, estudos de psicologia e motivação etc.).
Em termos gerais, chama-se atletismo o conjunto de provas individuais ou coletivas que se baseiam em três atividades - a corrida, o salto e o arremesso de objetos - e sempre se revestem de caráter competitivo. Os resultados são julgados segundo unidades de tempo, medida e distância. O atletismo é considerado o esporte mais importante dos programas oficiais dos Jogos Olímpicos.
Costuma-se classificar as provas de atletismo em dois grandes grupos: as de pista (corridas) e as de campo (saltos e arremessos). A esses grupos se soma um terceiro, constituído pelo, decatlo, heptatlo e o pentatlo, que são disputas combinadas que incluem tanto provas de pista quanto de campo.
HISTÓRICO
O Desporto Olímpico do Atletismo, base de todos os demais, nasceu naturalmente da necessidade natural de correr, saltar e lançar objetos, desde a antigüidade, ajudando a sobrevivência de nossos ancestrais. Inicialmente, essa prática era de preservação da espécie; decorridos milênios, o homem adotou a arte desses movimentos no lazer, medindo velocidade (rapidez), destreza, força com seus semelhantes. Assim foi a aurora do atletismo (chamado esporte base) e outros desportos.
A Grécia pela sua cultura e inclinação filosófica em todos os sentidos, é citada como berço da atividade esportiva e pelos