Ciclo dos refrigeradores
Componentes
Basicamente, uma geladeira é composta dos seguintes elementos:
Fluido refrigerante: o qual deve possuir baixa pressão de vaporização e alta pressão de condensação, como é o caso do freon - fluido mais utilizado para refrigeração.
Compressor: Bombeia o refrigerador pelo sistema, aumentando a sua pressão e temperatura.
Condensador: trata-se de uma serpentina externa, localizada na parte de trás da geladeira, na qual o vapor se condensa, liberando calor para o ambiente.
Tubo capilar: é responsável por diminuir a pressão do vapor do fluido.
Válvula de expansão: Regula a quantidade de liquido que vai pro evaporador.
Evaporador: Tem a função de evaporar o fluido, que pra passar pro estado gasoso absorve a energia do ambiente a ser resfriado.
Funcionamento
Na ótica da termodinâmica, um refrigerador é uma máquina térmica que opera em ciclos. Agora, nos concentraremos nas transformações termodinâmicas que ocorrem durante o ciclo de compressão do vapor.
Ciclo frigorífico de compressão de vapor
Consiste de uma série de processos realizados por um fluido de trabalho, denominado de refrigerante. A geladeira, o aparelho de ar condicionado, ambos funcionam com o Refrigerante 22, o mais comum, também conhecido por Freon 22 (O Freon é um CFC, um clorofluorcarboneto, que destrói a camada de ozônio, e devido a isso os ciclos de compressão modernos já estão utilizando refrigerantes mais ecológicos).
O ciclo é constituído dos seguintes processos:
1. O compressor realiza trabalho sobre o vapor, aumentando a sua pressão e temperatura, para que possa ser conduzido pelo condensador
2. No condensador, o gás vai ceder calor ao ambiente externo e vai se condensar, transformando-se em líquido (o ventilador efetua a circulação do ar, fazendo com que o ar resfriado entre em contato com o evaporador)
3. O líquido segue pela válvula de expansão e pelo tubo capilar, onde há uma queda de pressão.
4. Então o fluido é conduzido