Reflexões e Ações
A importância da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Visão dos responsáveis.
Este tema se refere à educação física na escola que desenvolve a consciência na importância do movimento humano. Através de brincadeiras a criança consegue um desenvolvimento saudável para o resto da vida, o motivo de ter escolhido esse tema é que têm relação com o desenvolvimento motor que a escola deve ter consciência que serão desenvolvidas somente atividades voltadas às habilidades motora das crianças.
Segundo Freire (2007), as habilidades motoras precisam ser desenvolvidas e sempre incluindo os aspectos cognitivos, social e afetivo, e que a Educação Física garanta as noções lógico matemáticas e que as crianças usem nas atividades escolares.
Já Rodrigues (2005) destaca que a criança que é de grande importância as atividades, exercícios e brincadeiras que permite o desenvolvimento cognitivo, motora e auditiva.
A Educação Física no ensino fundamental deve ser desenvolvida a motricidade da criança e trabalhando no decorrer da infância.
Kishimoto (2003), destaca que as brincadeiras das crianças gera prazer pois elas agem espontaneamente.
Alves (2004) completa que brincar para as crianças não tem um objetivo próprio, mas sim divertir-se.
No estudo de Fonseca e Freire (2006) os professores de Educação Física do ensino fundamental, preparam os alunos para as habilidades e capacidades físicas, flexibilidade, alongamento, cuidados posturais e equilíbrio e consciência corporal e dessa forma estão preparados para realizar as atividades e passam a conhecer melhor o corpo.
CONCLUSÃO
De acordo com o artigo, o desenvolvimento motor nos anos iniciais da criança deve ser estimulado e desenvolvido por um professor de Educação Física durante as aulas, através de brincadeiras. Ressaltando e sempre respeitando os movimentos naturais e desenvolvendo de forma correta de coordenação corporal. E a visão