Ciências e tec dos materiais
Nomeado de vetor de Burgers, pelo fato do estudo feito por Jan Burgers, que é chamado de 'b' o vetor representa a direção e a magnitude da distorção de uma estrutura em deslocamento em uma rede cristalina.
Em certas estruturas cristalinas ocorrem certas imperfeições estruturais, tais como defeitos lineares, o qual ocorre em torno de alguns átomos desalinhados, e subdivide em defeitos em arestas, espiral e misto.
O que ocorre nas estruturas, é que elas em seu perfeito estado sofrem discordância entre os átomos ou ocorre um cisalhamento e essas são comprometidas, antes estruturas retangulares agora ficam com sua geometria em aberto.
Conteúdo
Magnitude e direção do vetor é melhor compreendida quando a estrutura de cristal deslocamento de rolamento é visualizada sem o deslocamento, isto é, a estrutura de cristal perfeito.
Este deslocamento tem o efeito de deformar, não só a estrutura de cristal perfeito, mas o retângulo também.
O que antes era um retângulo antes do deslocamento foi introduzido é agora uma figura geométrica aberta, cuja abertura define a direção e magnitude do vetor de Burgers. Especificamente, a amplitude da abertura define a magnitude do vetor de Burgers, e, quando um conjunto de coordenadas fixo é introduzido, com um ângulo entre os términos do comprimento do segmento de linha deslocado do retângulo e do segmento de linha de largura pode ser especificado.
A direção do vetor depende do deslocamento, já a magnitude é representada pela equação: , onde 'a' é o comprimento da célula unitária do cristal, | |b| | é a magnitude do vetor Burgers e H, K, e L são as componentes do vetor de Burgers.
Vetor de Burgers representado em algumas estruturas:
Conclusão
O vetor de Burgers que representa a distorção em estruturas cristalinas, tem grande importância mostrando a magnitude de tal distorção além de sua direção o que facilita o estudo e análises nessas estruturas.
Referência
- Defeitos ou