antropologia
Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas[carece de fontes]. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.
povo; o povo é o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um estado. Um povo está normalmente associado a uma nação e pode ser constituído por diferentes etnias.
nação:
Nação, do latim natio, de natus (nascido), é a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Povo: Grupo de pessoas com um ponto em comum, Povo brasileiro, povo pobre, povo rico.
Nação: Grupo de pessoas com ideais, ídolos, e simbolos em comum, Brasileiros, temos a mesma bandeira, o mesmo hino, e quase os mesmos idolos
Ciclo de reciprocidade
Desde que o homem encontrou a ciência, passou a utilizá-la para expandir seus conhecimentos e elevar o padrão e qualidade de vida humana. A despeito de evoluir tecnologicamente, o homem ainda precisa satisfazer suas necessidades básicas para que haja uma base consolidada na sua trajetória. Embora a tecnologia e as necessidades humanas deveriam ser sucessivas, poderiam até mesmo ser simultâneas. A maior evolução humana será quando o homem for capaz de discernir os problemas dos interesses e, assim, for capaz de resolvê-los até mesmo simultaneamente. O homem deve ser coerente para transformá-los em um ciclo de reciprocidade. Contribuir para crescer, todavia sem esquecer de suprir suas necessidades.
A teoria da reciprocidade
Quatro elementos teóricos
O primeiro elemento próprio à teoria da reciprocidade envolve a definição do conceito do ponto de vista