OOOPA
1)Explique o que acontece com a energia dos elementos químicos quando eles se combinam. Ao se combinarem, os átomos se tornam estáveis, ou seja, ficam com a menor energia possível.
2)Explique como ocorreu a evolução dos modelos atômicos.
Em 1808, Dalton propôs que o átomo é uma partícula minúscula, esférica, maciça, indestrutível, impenetrável e indivisível. Em 1897, Thomson provou que o átomo era dividido em partículas ainda menores, o que destruiu o modelo de Dalton. Segundo Thomson, ele dizia que o átomo é uma esfera de carga positiva com elétrons de carga negativa dentro dele, distribuídos uniformemente. Já no modelo de Rutherford, o átomo possui um núcleo pequeno em relação ao átomo e positivo, e é onde se concentra praticamente toda a massa do átomo, pois a massa do elétron é desprezível e negativa, neutralizando o átomo. Em 1913, Bohr propôs que os elétrons estão em órbitas especificas (níveis de energia do átomo) ao redor do núcleo. Camada (K, L, M, N, O, P, Q). Já no modelo atômico atual, o princípio da incerteza, desenvolvido pelo físico alemão Heisenberg, estabelece que é impossível conhecer simultaneamente a posição e a energia de um elétron. Existem locais prováveis onde os elétrons podem ser encontrados, os locais são as camadas (S, P, D, F).
3)Explique as seguintes propriedades dos elementos da tabela periódica:
a)Raio atômico:
É o tamanho do átomo ou a distancia entre o núcleo e a eletrosfera de um átomo. O raio atômico geralmente aumenta com o período, porque assim aumenta também a quantidade de níveis de energia.
b)Eletronegatividade:
É a capacidade que um átomo tem de atrair elétrons. A eletronegatividade aumenta dos metais para os ametais.
4)Explique baseando na tabela periódica as seguintes situações:
a)O fato do gás hidrogênio ser usado em balões e ser muito inflamável.
O hidrogênio é usado em balões por ele ser menos denso que o ar e possuir uma massa pequena