Treinamento Físico
EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA
CENTRO DE INSTRUÇÃO DE GUERRA NA SELVA
CENTRO CORONEL JORGE TEIXEIRA
SUGESTÕES DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO FISICO PARA OS
CANDIDATOS AOS CURSOS DE OPERAÇÕES NA SELVA
1. FINALIDADE
- Orientar o candidato ao Curso de Operações na Selva (COS) no seu preparo físico individual, visando obter um rendimento adequado nas atividades do COS.
- Oferecer subsídios à OM do candidato ao COS para fiscalizar a preparação física do militar que é voluntário ao curso.
2. OBJETIVO
Apresentar planos de treinamento físico diferenciados, tendo como referência a idade do candidato e o tempo necessário para o desenvolvimento dessa preparação.
3. EXECUÇÃO
a. Pressupostos
1) A base das tabelas que serão apresentadas teve como referência a idade do militar, sua capacidade de correr no mínimo 2.700 metros em 12 minutos para militares até 34 anos e 2.500 metros em 12 minutos para militares acima de 34 anos, e nadar 200m com o uniforme 4º A1 sem coturno.
2) As tabelas com os períodos de treinamento diferenciados têm a finalidade de atender a disponibilidade de tempo e/ou a chegada efetiva do candidato na região amazônica.
3) A adaptação ao ambiente amazônico é fundamental antes de iniciar o treinamento, bem como a realização de exames médicos e, se possível, ter acompanhamento de um profissional de Educação Física.
4) As atividades diárias estão divididas entre manhã e tarde, dentro de quadros de trabalho semanais. É importante que o treinamento tenha continuidade, para que ocorra a recuperação necessária e se alcance a melhoria no condicionamento físico. O militar deve evitar interrupções. Caso ocorra deverá reiniciar o treinamento, pela semana anterior à interrompida.
5) No programa seguem exercícios aeróbios, ou de longa duração, exercícios anaeróbios, de curta duração, e Treinamento Neuromuscular (TNM), que consiste, basicamente, em dois tipos de exercícios: a) flexões na