Principios do Treinamento Físico
Principios do Treinamento Físico
São Paulo
2014
Sumário
Introdução:
O presente trabalho falará sobre os principios do treinamento físico. Tais Como: individualismo, Sobrecarga e reversibilidade. Tambem ira abordar mais sobre as capacidades fisicas como: Resistencia,Força,Agilidade,Velocidade e flexibilidade.
Princípio de individualismo
Cada atleta responde de maneira particular a atividades de preparo físico. Atletas trazem ao treinamento seu talento, capacidades e habilidades únicas. A hereditariedade determina muitos fatores fisiológicos como o tamanho do coração e pulmões, características das fibras musculares, compleição e equilíbrio. Adiferença existente entre as pessoas quanto à carga genética e às experiências adquiridas após o nascimento caracteriza a individualidade biológica. O respeito à individualidade biológica é o primeiro passo para a prescrição de um programa de exercícios seguro e coerente de acordo com a condição física de cada indivíduo.
A prontidão fisiológica do corpo para treinar é outro fator importante. Atletas com a mesma idade cronológica podem estar em diferentes estágios de maturidade, com até quatro anos de diferença entre seu desenvolvimento e idade biológica. Além disso, o tempo de treinamento, o período durante o qual o atleta treinou, também deve ser considerado. Princípio da Sobrecarga:
O princípio da sobrecarga indica que se aplique aumento progressivo e contínuo na carga de trabalho sempre que o indivíduo se adapta a carga atual, com o objetivo da melhoria da condição física. O aumento de carga deve ser aplicado no ápice do período de supercompensação, com o objetivo de manter o estímulo forte. A