treinamento desportivo
1 – Quais os três sistemas de energia principais para a provisão de força muscular?
R. 1. O sistema do fosfageno; 2. O sistema glicogênio-ácido lático; 3. O Sistema aeróbico.
2 – Qual é o papel da fosfocreatina?
R. Seu principal papel é oferecer uma fonte rápida de energia pra a ressintese de ATP.
3 – Quando acaba o sistema fosfageno e começa o sistema glicogênio ácido lático em exercícios intensos?
R. A medida em que a duração de um esforço máximo ultrapassa os 10 segundos, a dependência em relação à energia anaeróbia dos fosfatos diminui, ao mesmo tempo em que a quantidade de energia anaeróbia gerada pela glicólise aumenta. O sistema do fosfageno de energia pode prover potência muscular máxima por um período de 10 a15 segundos, o que é suficiente, apenas, para corrida de 100m.
4 – Por que o sistema glicogênio-ácido lático é limitado?
R. Embora esse sistema forneça proteção imediata contra as conseqüências da insuficiência de oxigênio, pode continuar apenas temporariamente, a quantidade de ATP, produzida através da glicólise é muito pequena. À medida em que o ácido lático se acumula no sangue durante o exercício, pode diminuir o pH em nível que interfira com a ação enzimática, levando à fadiga. A limitação no uso desse sistema para o fornecimento de energia é, principalmente, a quantidade de ácido lático que a pessoa pode tolerar em seus músculos e em seus líquidos corporais.
5 – Como se define energia?
R. É a capacidade de produzir trabalho.
6 – Qual a fonte imediata de energia para a construção muscular?
R. ATP. As proteínas, lipídios e carboidratos são todas fontes possíveis de combustível para contração muscular.
7 – Defina contração muscular isométrica!
R. Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. As contrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da