Treinamento Desportivo
O Treinamento Desportivo evoluiu através dos tempos, passando por 5 períodos até chegar ao período cientifico dos dias atuais. A divisão proposta compreende:
1. O Período da Arte
2. O Período da Improvisação
3. O Período da Sistematização
4. O Período Pré-Científico
5. O Período Científico
1- O Período da Arte
A Antiguidade Grega forneceu o maior desenvolvimento a este período, devendo-se este fato ao grande número de Jogos, principalmente, os Olímpicos. Observa-se já no período da arte, excetuando-se as manifestações desportivas da Antiguidade, que as novas concepções de treinamento quase sempre surgiram nas provas cíclicas.
2- O Período da Improvisação
Teve início com a primeira olimpíada da era moderna (Atenas/1896) e perdurou até a sétima (Antuérpia/1920). Nesse período, destacavam-se os atletas que possuíam maiores recursos pessoais e condições hereditárias de qualidade.
3- O Período da Sistematização
Entre 1920 e 1930, Lauri Pihkala (Finlândia) e Krummel (Alemanha) tentam demonstrar que a resistência (anaeróbica) e a endurance(aeróbica) não eram adquiridas somente com treinamentos de longas distâncias, mas também através de corridas curtas em grande intensidade, seguidas de um repouso. Em 1930, Gosse Holmer (Suécia) cria o “Fartlek”, um método “natural”, mais conhecido por “jogo de velocidade”, cuja intensidade é bastante variável e que o atleta “joga” conforme a sua vontade. Este treinamento, mesmo assim, é bastante sistemático, pois determina:
a) Treinamento em planos, subidas, descidas e trechos pesados.
b) Fases com tomada de tempo
c) Alternância entre esforços lentos e rápidos.
d) Totalidade ou fases de esforço com tomada de tempo.
e) Trabalho muscular de forma natural.
4- Período Pré-Científico
É um período em que são registrados os primeiros ensaios científicos, partindo de observações empíricas. Woldemar Gerschller (Alemanha), com estudos feitos conjuntamente com Waitzer (em 1933) e