quimico
2014-3
Orientações Gerais
As aulas de Laboratório de Física I têm dois objetivos gerais:
i) a familiarização dos alunos com o método científico e com a análise de dados experimentais; ii) a observação experimental de fenômenos mecânicos abordados no curso teórico de Física I.
O curso está organizado em aulas práticas de tomada de dados e/ou análise de dados com ênfase no desenvolvimento das seguintes competências por parte dos alunos:
Avaliar algarismos significativos de uma grandeza física;
Avaliar a incerteza de aparelhos de medidas;
Aplicar conhecimentos de estatística para avaliar incertezas de dados com flutuação aleatória;
Avaliar a dependência funcional entre grandezas para estimar a incerteza de medidas indiretas;
Obter valores de grandezas físicas a partir de gráficos lineares e não lineares.
Avaliar criticamente as origens das incertezas de um dado experimental.
Cada uma dessas competências será testada ao longo do curso, tanto através de avaliações presenciais (provas) quanto não presenciais (questionários no MOODLE). Além das competências acima, espera-se que o aluno desenvolva o hábito de manter um registro fiel das atividades que realiza no laboratório, dos dados obtidos, e da análise realizada. Para tanto os alunos deverão manter um Caderno de Laboratório.
A aquisição destas competências só é possível se cada aluno se dedicar à disciplina com assiduidade, lendo os roteiros antecipadamente, e realizando as atividades propostas com boa vontade. Não serão permitidos atrasos nas aulas superiores a 15 minutos. Os alunos que chegarem depois deste limite não poderão assistir à aula para não prejudicar seus colegas ou o andamento dos experimentos.
É fundamental a aquisição de uma calculadora científica! Nada muito sofisticado. Há boas calculadoras no mercado por menos de 40 reais. Não será permitido o uso de celulares ou tablets para a realização dos cálculos, pelo menos durante