Apresentação de um novo produto ao mercado
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
INTRODUÇÃO
De acordo com Kotler e Armstrong (2000), Marketing é o processo social e gerencial por meio do qual as pessoas obtêm aquilo de que necessitam ou que desejam, tendo a liberdade de criar e trocar produtos e valores uns com os outros.
De acordo com Kotler e Armstrong (2000), por haver muitas mudanças em relação aos produtos, e também as constantes mudanças das necessidades humanas as organizações tem de ter um grande mix de produtos, e constantemente trazer novos produtos ao mercado. Isso porque as empresas desejam que o consumidor de certa forma se fidelize a marca tornando-se necessário que as empresas tenham sempre novidades de produtos para que o consumidor não veja algo melhor no concorrente e acabe experimentando e comprando com frequência.
Para isso é necessário que as empresas tenham um grande empenho em criar novos produtos para satisfazer as necessidades detectadas nos clientes ou até mesmo criar necessidades.
A partir dessa ideia podemos dizer que o ser humano tem diversos desejos e vontades e é aí que entra o trabalho do marketing. Drucker (1992) afirma que à meta do marketing é tornar essa venda supérflua, e entender e conhecer o consumidor tão bem que o produto se adapte a ele e se venda sozinho. Porém, essa não é uma tarefa fácil, mas o marketing possui uma excelente ferramenta para que se torne possível alcançar esse objetivo que é o uso do composto de marketing.
Segundo Mccarthy (1960) o composto de marketing é considerado os principais elementos que interferem nas decisões de marketing. E a Associação Americana de Marketing (AMA) engloba o esses elementos em quatro variáveis como: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto envolve: testes e desenvolvimento do produto, qualidade, embalagem, diferenciação, marca nominal e marca registrada.
Preço envolve: políticas de preços, métodos para determinação, descontos por quantidades especiais e