Treinamento Desportivo
Desportivo = Competitivo
Esportivo = Não Competitivo
O que é Desempenho Desportivo = consequência de uma ação desportiva que, principalmente no esporte de competição, tem seu resultado em um número mensurável, que associa a ação do movimento a regras anteriormente fixadas (meio e método)
Princípios de Treinamento
R: Individualidade Biológica, sobrecarga, Adaptação, Continuidade, Reversibilidade, Especificidade e Interdependência Volume X Intensidade.
Genótipo = Cada indivíduo é um ser diferente do outro e responde de formas diferentes ao estímulo, ou seja, individualidade Biológica.
Sobrecarga = Não há progressão no desempenho desportivo se não houver sobrecarga. Sempre necessário para criar as adaptações.
Classificada por níveis
MUITO ALTA
ALTA
MODERADA
BAIXA
Adaptação = Sempre haverá adaptação funcional e dos sistemas aos diversos estímulos decorrentes de uma simples atividade física ou de treinamento sistematizado.
Continuidade = É fundamental o processo de continuidade das sobrecargas para que haja adaptação constante e progressiva.
Reversibilidade = A qualquer momento que cesse os estímulos e sua continuidade, as adaptações criadas pelas mesmas serão revertidas ao quadro anterior de suas ocorrências.
Especificidade = Quanto mais específico for o estímulo de treino em relação à competição melhor será o processo de adaptação e consequentemente o desempenho desportivo. Um dos princípios mais importante tratando-se de alto rendimento.
Interdependência Volume X Intensidade
Volume + Intensidade + frequência + Densidade = Magnitude.
Magnitude = Resultado final dos componentes que compõe a carga de treino e interagem entre si para o objetivo de Desempenho Desportivo.
Frequência = Repetição das sessões de treino ao longo do tempo.
Densidade = Durante Planejamento e