BACTERIAS
As bactérias são classificadas em três grupos básicos, de acordo com a sua forma: cocos bacilos e espiroquetas. Os cocos são esféricos, ou bacilos em forma de bastonetes e as espiroquetas são espiralados. Algumas bactérias variam a forma sendo referidas como pleomórficas. A forma de uma bactéria é determinada por sua parede celular rígida, os aspectos microbiológicos de uma bactéria correspondem a um dos critérios mais importantes utilizados em sua identificação.
Além de suas formas características, o arranjo das bactérias é importante, por exemplo alguns cocos se organizam em pares, alguns em cadeia e outros em agrupamentos semelhantes a cachos de uva. Esses arranjos são determinados pela orientação e pelo grau de ligação da bactéria quando da divisão celular. (LEVINSON)
EUBACTERIAS
Eubactérias gram-negativas, trata-se de um grupo de bactérias um complexo de envelope celular, constituído de membrana externa, espaço Peri plasmático contendo uma camada interna delgada de peptidoglicano e membrana citoplasmática. A forma da célula pode ser esférica, oval, em bastonete reto ou curvo, helicoidal ou flamentosa, a reprodução é feita por divisão binaria, porem alguns grupos se reproduzem por meio de brotamentos.
Eubactérias gram-positivas, consiste em uma espessa parede celular que determina a forma celular e uma membrana citoplasmática. Essas células podem ser encapsuladas e podem exibir motilidade medida por flagelos. Os bastonetes e filamentos podem não ser ramificados ou exibir uma verdadeira ramificação. Em geral a reprodução é feita por divisão binaria.
ARQUEOBACTERIAS
Esses microrganismos habitam predominantemente em ambientes aquáticos e terrestres de condições extremas e são frequentemente denominados extremofilós, alguns são simbiontes em no trato digestório humano e animal.
As arqueobactérias, podem ser diferenciadas das eubactérias em parte pela falta de parede celular, sequência de rna ribossômico. As células das arqueobacterias podem exibir