WebAula Gestao de Custos
WEB-AULA 1
Unidade 1 – Planejamento, Acompanhamento dos Custos e Custo da Qualidade
IDENTIFICAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS CUSTOS
O planejamento dos custos
O desenvolvimento de um novo projeto ou o andamento de um projeto já existente pressupõe que os custos sejam devidamente controlados e analisados. Você deve ter percebido em seu cotidiano que são muitos os casos de projetos que não andam bem.
Muitas metodologias de gestão de projetos e custos são implantadas e servem de elemento de controle para a condução das operações empresariais. Uma das metodologias do planejamento dos custos é, por exemplo, a definição de metas a serem atingidas representadas por valores ideais cujo estudo está nas mãos de especialistas como gestores de custos ou no caso de análises técnicas de engenheiros, por exemplo.
É importante o antes, o durante e o depois do desenvolvimento das operações do negócio em relação ao cuidado com os custos. Muitas vezes, os casos de projetos com problemas ou em crises graves só são notados quando é (quase) tarde demais para salvar o projeto. Todo o trabalho de gerenciamento que tem que ser visar alcançar os objetivos de custos, tempo e qualidade que define o escopo do projeto. O escopo do projeto pode mudar ao longo do tempo, e é responsabilidade do gerente do projeto que, deve estar atento para garantir que o projeto entregue de fato os benefícios prometidos.
Ao se desenvolver uma boa análise de custos, o gestor procura identificar pontos de ajustes e prioridades. É preciso redefinir as tarefas do projeto ou da operação como um todo continuamente em termos de tarefas urgentes dos negócios diários. Isso envolve sem dúvidas o planejamento adequado e a indicação precisa dos pontos de atritos operacionais.
As atividades empresariais envolvendo a gestão de qualquer atividade que integre a ocorrência de custos exigem planejamento, portanto, seu possível impacto administrável (gestão) e seu sucesso futuro, tanto quanto possível, pode ser feita