TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
1 INTRODUÇÃO
Vivemos em um universo cada vez mais dinâmico, onde as distâncias estão mais curtas e a troca de informação acontece em velocidade e quantidade exorbitantes. E para enfrentar esse cenário rápido de mudança, é necessário ter colaboradores habilidosos e capacitados para lidar com os desafios impostos pelo mercado. Um ótimo exemplo foi a chegada da internet, que em menos de 15 anos revolucionou os processos de trabalhos em quase todas as áreas de atuação. Por isso, investir na atualização e na capacitação são estratégias importantíssimas para que essas novas perspectivas tragam reais benefícios às organizações. E é aí que entra os processos de treinamento e desenvolvimento pessoal, cujo principal objetivo é gerar aprendizado aos colaboradores de uma empresa.
2 Treinamento: educação para o trabalho
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. E as organizações mais bem-sucedidas investem pesadamente em treinamento para obterem um retorno garantido. Para elas, treinamentos não é despesa, mas um precioso investimento, seja na organização como nas pessoas que nela trabalham.
Modernamente, o treinamento é como um meio para alavancar o desempenho no cargo, é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Nesses termos, o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valos às pessoas, à organização e os clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. É o responsável pela formação do capital intelectual das organizações.
2.1 o subsistema de treinamento
Além da preocupação com informação, habilidades, atitudes e conceitos, o treinamento está sendo fortemente inclinado a desenvolver certas competências desejadas pela organização. O treinamento é desenhado para proporcionar talentos com conhecimento e habilidades