Energia Eolica
Energia Eólica
São Luís – MA
2013
Colégio Militar Tiradentes
Aluno: Onildo Santos Coelho Junior
N: 26 Turma: 3º ano E
Trabalho de física sobre a energia eólica para obtenção de nota no 4º bimestre.
São Luís – MA
2013
Sumário
Bibliografia
Introdução
Ao longo de milhares de anos, a força do vento tem sido aproveitada de inúmeras formas, desde o impulso de veleiros e barcos à vela, até à ventilação natural de edifícios. A utilização do vento para produzir energia mecânica surgiu relativamente tarde na Antiguidade. A roda de vento do engenheiro grego Herão de Alexandria, concebida durante o século I d.C., é o mais antigo registo do uso de uma ferramenta destinada a captar a força do vento para alimentar uma máquina. Desde os tempos modernos pra cá o homem vem utilizando a força dos ventos para gerar energia elétrica. A energia eólica está muito ligada ao termo sustentabilidade já que é o método de produzir energia elétrica que menos polui ao meio ambiente, evitando assim o efeito estufa que é o problema que mais preocupante do século.
Energia Eólica
Energia eólica é a conversão da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na