individualismo na modernidade
Os sociologos classicos visavam ideias mais abrangentes e aperfeiçoadas do que era encontrado no senso comum. Eles utilisavam o metodo cientifico para consseguir resultados objetivos que seriam utilisados como base para intervençoes socias, criando assim a primeira ciencia social.
No Brasil as relaçoes entre modernidade e tradiçao, desenvolvimento do capitalismo, da "ordem competitiva", o autoritarismo militar durante a ditadura e das possibilidades de estabelecimento da democracia no pais.
Um exemplo claro de dupla hermeneutica está na utilizaçao do termo cidadania, que foi criado pelos sociologos com bases em observaçoes da sociedade e que despois foi difundido pelo senso comum servindo, como o diz o autor, como pau para toda obra. essa difusão dos conceitos pelo senso comum importante pois torna pratica a idealizaçao dos sociologos, mas pode ser perigoso se sofrer muitas intervençoes ou for mau interpretado.
A sociologia é questionada por seu carater fluido, pois nao descobre verdades absolutas e provadas, mas cria conceitos que estao sempre