Treinamento de pessoas
Posted on 22 de março de 2012
Fala, Galera Concurseira!
Este final de semana ocorreu prova do concurso do ISS-SP, na qual tivemos a disciplina de Administração Pública. Desejo sorte a todos e especialmente a meus alunos no Tropa de Elite e no Ponto. Vou fazer uma análise da prova, apontando possíveis recursos. Segue o arquivo da prova, agradeço a todos que me enviaram por e-mail. Analisei a prova de gabarito Tipo 003.
Questão 1
Um dos princípios norteadores da reforma do Decreto-lei nº 200 que continuou orientando o processo de modernização do estado brasileiro nas últimas décadas é o
(A) de reagrupamento de departamentos, divisões e serviços, visando a redução do número de ministérios.
(B) da centralização dos processos de planejamento, coordenação e implementação das ações governamentais.
(C) da expansão das empresas estatais e de órgãos da administração direta (secretarias).
(D) do fortalecimento e expansão do sistema de mérito por meio de concursos públicos.
(E) da formulação de diretrizes gerais para um plano de carreiras para cargos de nível operacional.
O gabarito dessa questão é a letra “D”. Há possibilidade de recurso. Quem fala desses princípios é Beatriz Wahrlich, num texto de 1974. Eu não tenho ele aqui, mas ela é citada por vários outros autores, como os dois textos abaixo:
“As reformas administrativas no Brasil: modelos, sucessos e fracassos”, de Olavo Brasil de Lima Junior, disponível em: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2723 “Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas”, de Frederico Lustosa da Costa, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122008000500003&script=sci_arttext Segundo o primeiro texto:
Em uma cuidadosa interpretação do Decreto-lei no 200, Warlich, para além das mudanças organizacionais (como, por exemplo, a criação da Subsecretaria de