Resenha desmundo
Trata-se da história de diversas órfãs brancas trazidas de Portugal, a pedido dos portugueses que aqui residiam, visando casar com essas meninas, tendo em conta que no Brasil só havia Índios que serviam de escravos para os Senhores do Engenho.
Oribela, uma das órfãs, era uma menina pura, e foi escolhida para ficar com Francisco, um Senhor de Engenho. Uma vez casados, ao chegar em sua casa, Francisco tenta consumar o casamento, o qual foi impedido através um pedido de paciência de sua jovem esposa. Impaciente e indignado, Francisco a estupra violentamente.
Após tudo isso, ela tenta fugir; porém sem sucesso, vai parar em uma praia e encontra dois homens que também tentam violentá-la. Felizmente ou não, Francisco a encontra antes que o fato se consume, mata os rapazes e a leva de volta para casa.
Ademais, ele a acorrenta em um quarto, isolada e solitária, sem contato com o mundo exterior, sendo cuidada apenas por uma índia que não fala sua língua.
Depois de um tempo, ela acaba percebendo que não adianta ficar irritada e busca a confiança do seu marido, sem desistir da fuga.
Oribela vai a procura de Ximeno, um vendedor, que havia ido a fazenda de seu marido, para pedir ajuda em sua fuga em um navio que a levasse de volta para Portugal. Ximeno aceita ajudá-la e a esconde em sua casa, o que acaba acarretando no envolvimento dos dois
Francisco, desconfiado, vai a procura de sua esposa na casa de Ximeno, contudo eles resolvem fugir.
Francisco encontra-os em uma praia e os persegue durante algum tempo. Então, ao se aproximarem um aponta a arma para o outro e Francisco acaba matando Ximeno.
Francisco volta com Oribela para casa e, depois de meses, ela dá a luz a uma criança e eles se