treinamento e desenvolvimento de pessoas
Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, embora seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, sua perspectiva de tempo é diferente.
O treinamento é focalizado no cargo atual buscando melhorar habilidades e competências do presente.
O desenvolvimento de pessoas focaliza nos cargos a serem ocupados futuramente, e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
Treinamento:
É considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais.
Processo de treinamento:
É um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas:
1- Diagnostico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas, podem ser passadas, presentes ou futuras.
2- Desenho: a elaboração do programa de treinamento para atender as necessidades diagnosticadas.
3- Implementação: execução e condução do programa de treinamento.
4- Avaliação: verificação dos resultados obtidos.
Diagnostico das necessidades de treinamento:
Essas necessidades são diagnosticadas a parti de levantamentos e pesquisas internas. As necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que a pessoa deveria saber fazer e aquilo que ela realmente faz.
Métodos de levantamento das necessidades de treinamento
1- Análise organizacional: Diagnostico organizacional, determinação da missão e visão e dos objetivos estratégicos da organização.
2- Análise dos recursos humanos: Determinação de quais comportamentos, atitudes e competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos da organização.
3- Analise dos cargos: Exame dos requisitos exigidos pelos cargos, especificações e mudanças nos cargos.
4- Analise de treinamento: objetivo a ser utilizado na avaliação do programa de treinamento.
Indicadores