Fisioterapia Neurológica Pediátrica
Instituto de Ciência da Saúde
Curso de Fisioterapia
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA NEUROLÓGICA
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
Araçatuba-SP
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciência da Saúde
Curso de Fisioterapia
LAÍS NEVES DA SILVA - B41FHF-2
LEONARDO ANTÔNIO DE CARVALHO - B38GDF-3
PAMELA AMARAL DA COSTA - B243IG-5
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA NEUROLÓGICA
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
Atividades práticas supervisionadas (APS) apresentadas à disciplina de Fisioterapia Pediátrica Neurológica, do curso de graduação em Fisioterapia, da Universidade Paulista (UNIP), como requisito parcial de avaliação.
Orientador: Profa.Me. Amanda Petek
Araçatuba-SP
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
O tratamento de lactentes e crianças é um dos aspectos mais desafiadores e recompensadores da fisioterapia. A prática clínica competente nesta área requer conhecimento das muitas diferenças fisiopatológicas que existem entre os lactentes, as crianças e os adultos. A compreensão de todos os aspectos singulares envolvidos nos distúrbios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta a fornecer um tratamento de qualidade a essa população de pacientes.
A fisioterapia desenvolveu-se muito nos últimos anos em função das necessidades assistenciais que cada vez mais exigem soluções objetivas nesta área. Esta especialidade, por suas características, proporciona ao pacientes técnicas terapêuticas que resultam em melhor qualidade de vida. A atuação desse profissional cada vez mais se integra ao programa de assistência médica que visa não apenas a recuperação do paciente, mas também a prevenção de possíveis complicações.
Em vista disso, torna-se cada vez mais importante o amplo conhecimento da patologia a serem tratada e, principalmente, suas diferentes manifestações em cada paciente. O tratamento fisioterapêutico de uma