fisioterapia pediátrica
A Fisioterapia Pediátrica tem como objetivo cuidar do processo de crescimento e desenvolvimento infantil, tratar disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou mesmo recuperar lesões ortopédicas, com foco e especialização total em bebês e crianças.
Consiste em um tratamento que requer elevado grau de especialização com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias, muita didática e psicologia, além de ótimo tratamento e atendimento por parte do profissional de fisioterapia pois busca interagir os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade.
Além do fisioterapeuta, o tratamento com a fisioterapia pediátrica envolve a participação de uma equipe da qual fazem parte psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicopedagogos.
CAMPOS DE ATUCAÇÃO DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
. FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
A fisioterapia em neuropediatria, tem como principal objetivo possibilitar a melhora no quadro motor e maior independência na realização de atividades de vida diária de crianças com disfunções neuromusculares. Durante um atendimento fisioterapêutico em sua casa, a criança sente-se mais familiarizada com o ambiente e demonstra maior interesse ao tratamento. Além disso, os pais podem acompanhar de perto as dificuldades, ganhos e interação do seu filho com o profissional, podendo apresentar-lhe suas dúvidas e aflições a cada sessão.
. FISIOTERAPIA ONCOFUNCIONAL
O câncer infantil e suas respectivas terapêuticas normalmente debilitam as crianças e adolescentes e têm inúmeras sequelas sobre sua saúde. A fisioterapia exerce um papel fundamental no acompanhamento desses pacientes, e atua tanto na prevenção quanto na recuperação de diversas alterações provocadas pela doença.
Ao atender um paciente com câncer infantil, o fisioterapeuta se depara com inúmeros quadros. Podem ocorrer alterações