Fisioterapia pediatrica
Fisioterapia Pediátrica em geral:
A Fisioterapia para Crianças, na qual o nome técnico é Fisioterapia Pediátrica, tem o objetivo de tratar disfunções, recuperar movimentos, tratamentos neurológicos, problemas respiratórios ou mesmo recuperar lesões ortopédicas.
Consiste em um tratamento que requer elevado grau de especialização, muita didática e psicologia, além de ótimo tratamento e atendimento por parte do profissional de fisioterapia. Dentre elas: fisioterapia respiratória pediátrica, fisioterapia neurofuncional, fisioterapia oncofuncional, fisioterapia trauma ortopédica, fisioterapia pneumofuncional fisioterapia preventiva escolar entre outras.
Importância da fisioterapia no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca pediátrica
Complicações no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica são freqüentes, destacando-se a atelectasia e a pneumonia. A fisioterapia contribui significativamente no tratamento destas complicações.
As crianças com cardiopatia congênita frequentemente desenvolvem alterações da mecânica respiratória , além disso, a cirurgia cardíaca associada à circulação extracorpórea (CEC) também leva a uma série de complicações respiratórias . Desta forma, a fisioterapia no pré e pós-operatório têm como p r i n c i p a i s o b j e t i v o s a r e e x p a n s ã o p u lmo n a r, desobstrução das vias aéreas e orientar os responsáveis para prevenir estas complicações.
O que é cardiopatia congênita?
- Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca.
A correção precisa ser feita por meio de cirurgia .
Tipos:
As cardiopatias congênitas mais frequentes no estudo de Miyague foram as anomalias acianóticas, tais como, comunicação interventricular (30,5%), a comunicação interatrial (19,1%), a persistência do canal