Neurologia
Em vista da grande demanda de pacientes, da conscientização médica e popular, torna-se cada vez mais necessária a presença de profissionais capacitados para este fim.
O fisioterapeuta atua diretamente em uma grande variedade de patologias neurológicas. O enunciado abaixo apresenta uma idéia aproximada dos pacientes que necessitam de tratamento especializado- - Hemiplegias por Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Tumor (TU),
- Seqüelas motoras por Traumatismo Cranio Encefálico (TCE) e
Raqui Medular (TRM),
- Paraplegia,
- Paralisias Periféricas,
- Polineuropatias,
- Parkinson,
- Ataxias,
- Encefalopatia Infantil,
- Síndromes Desmielinizantes,
- Síndromes Genéticas,
- Neuroviroses. |
As alterações motoras encontradas podem variar desde uma incapacidade parcial ou total (paresia, paralisia, rigidez, tremor, incoordenação dos movimentos e a ataxia).
O paciente neurológico deve ser tratado em Equipe Multidisciplinar. O Processo de Reabilitação se estende desde o atendimento do paciente no Leito Hospitalar, Centros Especializados, Serviço Público e Domicílio.
O enunciado abaixo específica alguns dos recursos Fisioterapêuticos utilizados no paciente com comprometimento neurológico- - Termoterapia,
- Eletroterapia,
- Hidroterapia,
- Mecanoterapia,
- Cinesioterapia, abrangendo uma infinidade de métodos e técnicas específicas. |
A Reabilitação Neurológica busca desenvolver no paciente independência, motivação, autoconfiança e auto-valorização, apesar das dificuldades encontradas, propiciando uma melhoria na qualidade de vida.
http://www.hospvirt.org.br/fisioterapia/port/fisioneuro.htm
Fisioterapia Neurológica Pediátrica
Neurológicas fisioterapeutas