neurologia
Estagio Supervisionado de Fisioterapia Neurológica Adulto e Pediátrico APAE– Ciclo: B
Supervisora: Kamila Renovato
Tamires Costa Correa
Turma: Fs7p32
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Palmas/TO
2014
TAMIRES COSTA CORREA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Estagio Supervisionado de Fisioterapia Neurológica Adulto e Pediátrico APAE
Supervisora: Kamila Renovato
Relatório de estágio apresentado ao Curso Fisioterapia do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo de Palmas, como exigência para a obtenção de nota para Aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado em Neurologia Adulto e Pediátrico no 8° período.
Palmas/TO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A fisioterapia neurológica nós proporciona um estagio divido em duas grandes partes: adulto e infantil.
Algumas das patologias abordadas na fisioterapia neurológica são: Traumatismos Cranianos (TCE), Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumas Raqui-Medulares (TRM), Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI), Pacientes com Lesão em Plexo Braquial, Pacientes portadores de Paralisias Faciais, Distrofias musculares, Síndrome de Down, Deficiência Mental, Hidrocefalia, Autismo, dentre outras.
A Fisioterapia Neurofuncional, como é chamada nos dias de hoje, é bastante difundida em nosso meio e surgiu no fim da década de 40 com alguns pesquisadores como Rood, Kabat e Knott, Brunnstrom e Bobath. Antigamente, baseava-se apenas em informações empíricas e experiências clínicas. Entretanto, atua hoje com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem sucedidas, pesquisas intensas e árduo trabalho, direcionando-se o tratamento para a recuperação funcional mais rápida possível para o paciente seja ele pediátrico, adulto ou geriátrico (FELICIO et al, 2005). No Brasil, por muito tempo, pacientes neurológicos eram tratados com técnicas de cinesioterapia tradicional ou eram