Neurologia
CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNO: Martinho Lutero Bauermeister
Módulo NEUROLOGIA
SÃO PAULO
2011
Neurologia
A neurologia é o estudo do sistema nervoso, suas relações e transtornos. Considerada como parte das chamadas Neurociências (Neuroquímica, Neurofisiologia, etc), seus conhecimentos são dividos por várias profissões (Neurologista, Psicanalista Clínico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, etc). Foi inicialmente observando indivíduos com patologias neurológicas e posteriormente através de experimentação científica que se começou a compreender a relação entre as diversas partes do sistema nervoso e suas funções específicas.
Divisões do sistema nervoso (SN)
O sistema nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente relacionadas do ponto de vista morfológico e funcional.
O sistema nervoso pode ser dividido em partes, levando-se em conta critérios anatômicos, embriológicos e funcionais. Existe ainda uma divisão quanto à segmentação, que é muito didática.
Divisão do sistema nervoso com base em critérios anatômicos
Sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral)); sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. Esta distinção, não é perfeitamente exata, pois, como é óbvio, os nervos e raízes nervosas, para fazer conexão com o sistema nervoso central, penetram no crânio e no canal vertebral. Demais, alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial.
O encéfalo é a parte dos sistema nervoso central situada dentro do crânio neural; medula é a que se localiza dentro do canal vertebral. Encéfalo e medula constituem o neuro-eixo. No encéfalo, temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. No homem, a relação entre o tronco encefálico e o cérebro pode ser grosseiramente comparada à que existe entre o tronco e a copa de uma