Trastornos
Transtornos paranóides, transtorno de hiperatividade, tiques e cefaléias
UBERABA - MG
2011
Transtornos paranóides, transtorno de hiperatividade, tiques e cefaléias
Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Processos Psicopatológicos do 6° período/2011 do Curso de Psicologia.
Orientador(a): Prof(ª) Liliane Cristina de Alem Mar e Silva
UBERABA - MG
2011
Transtorno Paranóide
O transtorno paranóide é um transtorno de personalidade mais preponderante na adolescência. O indivíduo fica totalmente desconfiado das outras pessoas, causando então o afastamento do restante da sociedade. Observa-se uma grande dificuldade em fazer amizades e uma grande hostilidade em relação ao outros, sempre acreditando que está sendo explorado e abusado, podendo ser em até simples detalhes irrelevantes que já fazem a construção de toda esta imagem paranóica. A pessoa vê significados ocultos nas situações para sustentar está idéia.
O portador do transtorno acredita que todos estão se unindo para poder atacá-lo, que sempre que precisar de ajuda será vitima de alguma coisa, pode imaginar que quando alguém faz algo errado que lhe prejudique foi totalmente voluntário, como por exemplo quando recebe um troco errado. Podem ver uma oferta de ajuda como uma dúvida de suas capacidades. Mostram resistência em aceitar desculpa de situações que acham que foram ofendidos.
São pessoas de difícil convivência, sempre apontam uma “falha” ou criam estereótipos referentes ao outro, não suportam quando lhe mostram os erros e acusa o outro ser o causador. Eles podem ser também fanáticos e criar cultos com outras pessoas que compartilham o seu sistema de crenças paranóides. Transtorno de Hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de