Biomecânica aplicada ao Rendimento
A Biomecânica estuda diferentes áreas relacionadas ao movimento do ser humano e animais, incluindo: funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, cargas e sobrecargas de estruturas específicas, e fatores que influenciam a performance (LEITE, 2010).
Biomecânica é a aplicação das leis e princípios mecânicos aos organismos vivos. É uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa com análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, análises físicas de movimentos do corpo humano.
O objetivo principal da Biomecânica no desporto é analisar o gesto técnico desportivo e seus detalhes mais específicos, descobrir possíveis falhas existentes na execução deste gesto e possibilitar a melhoria do desempenho atlético através da correção e/ou adaptação da técnica desportiva para uma técnica mais eficaz. Através da Biomecânica e de suas áreas de conhecimento correlatas podemos, portanto, analisar as causas e fenômenos vinculados ao movimento (LEITE, 2010).
Os métodos utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento são cinemetria, dinamometria, antropometria e eletromiografia. “Utilizando-se destes métodos, afinal, o movimento pode ser descrito e modelado matematicamente, permitindo a maior compreensão dos mecanismos internos reguladores e executores do movimento do corpo humano” (LEITE, 2010).
Posição anatômica
Na posição anatômica o indivíduo está em pé, ereto, de frente para o observador, com a cabeça nivelada e os olhos voltados para a frente, e os braços estão nos lados do corpo, com as palmas das mãos voltadas para a frente ( TORTORA e DERRICKSON, 2008).
Divisão do esqueleto
O esqueleto se divide em axial, apendicular e cinturas (escapular e pélvica).
O esqueleto axial tem como função a proteção de órgãos. O esqueleto apendicular é responsável pela locomoção e grande parte do gestual humano. Já a cintura escapular e a