transtornos somatoformes
Transtornos Somatoformes
Alunos:
Sumário
Introdução........................................................................Pág.3
Patologia..........................................................................Pág.3
Sinais e sintomas.............................................................Pág.4
Assistência de enfermagem.............................................Pág.5
Tratamento ......................................................................Pág.5
Conclusão .......................................................................Pág.6
Bibliografia......................................................................Pág.6
Introdução
Certamente um dos quadros que mais aproxima a psiquiatria da medicina interna são os transtornos somatoformes. Estes se apresentam como uma patologia que exige, por parte do médico clínico, atenção, cuidado e destreza para atuar de forma adequada.
Os transtornos somatoformes trazem consigo vários elementos e situações que devem ser analisados, pois é uma patologia frequente em serviços de saúde, em qualquer nível. Geram custos altos ao sistema de saúde, com constantes consultas nas mais diversas especialidades, solicitações de exames muitas vezes sofisticados e tratamentos ineficazes. Com o tempo, a relação médico-paciente vai deteriorando-se, já que este não observa a resolução do seu problema e aquele acredita estar diante de alguém poliqueixoso, "simulador", provocando no profissional sensações de irritabilidade e impotência diante do paciente.
Devido aos sentimentos contra transferências negativos, geralmente o médico o encaminha para o psiquiatra, um profissional que supostamente "saberá conversar com ele", não por