Somatoformes - transtornos de ansiedade
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
A ansiedade é um estado de humor negativo, caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Contribuições biológicas: genes diversificados em áreas dos cromossomos juntamente com fatores sociais e psicológicos - vulnerabilidade à ansiedade. Contribuições psicológicas: Freud: ansiedade era uma reação de pânico ao perigo envolvendo a reativação de uma situação de medo. Teóricos comportamentais: Aprendizagem. Contribuições sociais: acontecimentos estressantes desencadeiam vulnerabilidades psicológicas e biológicas.
Freud: ansiedade como resultado de um conflito intra-psíquico
Três tipos Ansiedade:
1. Originárias do mundo externo – Ansiedade Objetiva
2. Originária de um conflito interno em relação à expressão de impulsos do id. Conflito e ansiedade são gerados quando o id busca gratificação de suas necessidades, mas é desviada pelo ego/superego – Ansiedade Moral.
3. Originária do medo de que o superego não será eficaz em restringir o id e que o comportamento inaceitável irromperá – Ansiedade Neurótica.
TRASTORNOS FÓBICOS-ANSIOSOS CID-10 E DSM-IV
Neste grupo de transtornos, a ansiedade é evocada apenas, por certas situações ou objetos (externos ao indivíduo) bem definidos, os quais não são correntemente perigosos. A ansiedade fóbica é subjetiva, psicológica e comportamentalmente indistinguível de outros tipos de ansiedade. A preocupação do paciente pode estar focalizada em sintomas individuais, tais como palpitações ou sensação de desmaio e está relacionado a medos secundários como medo de morrer, perder o controle ou enlouquecer. A mera perspectiva de entrar na situação fóbica gera ansiedade antecipatória. A ansiedade fóbica freqüentemente coexiste com a depressão. TRANSTORNO DE PÂNICO
A característica essencial do transtorno de pânico é a presença de Ataques de Pânico recorrentes e