transtornos somatoformes
Os transtornos somatoformes são um grupo de transtornos que incluem sintomas físicos (por Ex. dor, náusea e tonturas) para os quais não pode ser encontrada uma explicação médica adequada. Os sintomas e queixas somáticas são suficientemente sérios para causarem um sofrimento emocional ou prejuízo significativo à capacidade do paciente para funcionar em papéis sociais e ocupacionais. O diagnóstico de um transtorno somatoforme reflete a avaliação do médico de que os fatores psicológicos são grandes contribuidores para o início, a severidade e a duração dos sintomas.
A quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-IV) mantém, em sua maior parte, os diagnósticos listados na terceira edição revista (DSM-III-R). Cinco transtornos somatoformes específicos são reconhecidos:
Transtorno de somatização; transtorno conversivo; hipocondria; transtorno dismórfico corporal; transtorno doloroso.
O DSM-IV também possui duas categorias residuais para os transtornos somatoformes: Transtorno somatoforme indiferenciado, que inclui transtornos somatoformes não descritos de outra forma, que estiveram presentes por seis meses ou mais; transtorno somatoforme sem outra especificação (SOE), uma categoria para sintomas somatoformes que não satisfazem quaisquer dos diagnósticos de transtorno somatoforme mencionados acima.
Hipocondria
O termo “hipocondria” deriva-se do antigo termo médico hypochondrium, que significa “abaixo das costelas” e reflete as queixas abdominais comuns de muitos pacientes com o transtorno.A hipocondria pode resultar de interpretações irreais ou errôneas do paciente sobre sintomas ou sensações físicas, levando a preocupações e medo de terem doenças sérias, embora não possam ser encontradas causas médicas. As preocupações do paciente resultam em sofrimento significativo e prejudicam sua capacidade para funcionar em papéis pessoais, sociais e ocupacionais
Epidemiologia
Homens e mulheres são