Superior incompleto
De
Comunicação
INTRODUÇÃO
Comunicação é uma relação que os seres vivos mantem, com o proposito de obter informação. Cada ser se comunica de um modo diferente, por exemplo os cães latindo, os gatos miando, os pássaros cantando e etc. Para a comunicação ser clara o receptor tem que ser capaz de entender e responder a mensagem, assim ele passa a ser o emissor, criando uma comunicação entre dois indivíduos. No caso dos seres humanos essa troca de mensagens consiste na verbalização do pensamento ou sentimento. Os humanos neste processo possuem inúmeras maneiras de trocar informação: duas pessoas tendo uma conversa face a face, através de gestos com as mãos, por mensagens no celular entre outros meios.
DESENVOLVIMENTO
Mas para haver uma comunicação clara e significativa, os sujeitos devem usar o mesmo ou semelhante modo de linguagem. Linguagem se refere a capacidade de realização de sistemas complexos de comunicação. Exemplo dois surdos-mudos conversando pela linguagem de sinais (LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais), não adianta uma pessoa qualquer chegar e tentar conversar com eles pronunciando palavras ou seja emitindo sons, eles não vão entender, porque ali não pode ser estabelecida uma comunicação, pois os surdos-mudos não estão ouvindo o que o outro diz e ele em contra partida não sabe utilizar a linguagem de sinais.
Cada pessoa usa um tipo de linguagem, seja devido à localidade em que se encontra seja sua faixa etária ou ambiente que está naquele momento. Em cada lugar do país as pessoas pronunciam as palavras de um jeito, aqui falamos “mandioca” mas em outras cidades se pronuncia “aipim”; criança um jeito individual de conversar, cada uma fala de um jeito diferente; existe também os termos técnicos que são usados pelos profissionais da medicina, da odontologia ou da educação.
Além disso não podemos esquecer que dentro da linguagem existe a língua. Língua é um esquema de sinais agrupados a um idioma. A língua falada aqui no Brasil é a