Transtornos somatoformes
Conceito:
Seu significado literal é "aquilo que toma a forma corpórea", e seu uso dentro do diagnóstico psiquiátrico, é a quadros de sintomas físicos sem etiologia orgânica reconhecível ou cuja origem envolve componentes de natureza claramente psicossocial. Em outras especialidades médicas, usam outros nomes para descrever os mesmo sintomas como: "Psicogênico", "Histérico" ou "funcional", sendo que o terceiro termo é o mais consensual na atualidade. O conceito de síndromes funcionais corresponde a um grupo heterogêneo e cuja etiologia é disputada entre orgânica e psicossocial, e seu termo traduz a idéia de doença sem lesão estrutural ou marcador biológico, porém com alterações que afetariam a função do sistema de acomodação.
Para os sintomas o uso do termo "sem explicação médica" é referente a dúvida sobre a origem desses sintomas, evitando a manifestação de etiologia (estudo sobre a causa) explicitamente psicológica.
Todos esses termos se ligam fortemente ao conceito geral de somatização proposto por Lipowski: " Tendência a apresentar sintomas físicos sem explicação clínica devido a fatores psicossociais e de buscar auxílio médico devido a estes sintomas". Não podendo ser ignorado ao abordar os quadros da somatoformes: a procura pelo auxilio médico.
Os estudos da somatização se desvia do que é chamado de orgânico e se volta para o que é Psicossocial, sendo que antes estavam classificados entres as neuroses e hoje chamado de transtornos de ansiedade e transtornos depressivos não-psicóticos.
O fenômeno da somatização é frequente na prática médica em geral, e está associado com maiores gastos em saúde pelo fato de constantes consultas nas mais diversas especialidades, solicitação de exames muitas vezes sofisticados e tratamentos ineficazes.
Esse transtorno diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas