Transtornos somatoformes
Disc: Psicossomática
Prof: Chistiano Mendes de Lima
Aluna: Bárbara Kazan
10º Período- Psicologia
Transtornos Somatoformes e Dissociativos
Os transtornos somatoformes têm como caracteristica à presença de sintomas físicos como dor, paralisias, cegueiras ou surdez sem causas orgânicas comprovadas.
Existe hoje o que chamamos de distúrbios psicossomáticos e os transtornos somatoformes, mas são diferentes. Os distúrbios psicossomáticos há danos físicos como: úlceras, enquanto o ouro não há dano físico, mas ambos as causas são psicológicas e os sintomas são físicos.
Hoje conhecemos cinco tipos de transtornos somatoformes são eles: somatização, hipocondria, conversão, dor e transtorno dimórfico corporal.
A somatização é utilizada quando os pacientes têm várias queixas recorrentes e de longa duração que não possuem causa física real. Estes pacientes expressam que seus sintomas não são causados por fatores de cunho psicológico e freqüentemente procuram ajuda médica e relatam ter ansiedade e depressão.
A hipocondria tem como característica dominante a preocupação de ter sintomas como desmaios, irritações que conduzí-lo a ter doenças mais graves, levando a pessoa a ter muita ansiedade e medo. Esta pessoa irá procurar um médico preocupada com o devido sintoma, esta realiza exames que constata que não há nada de errado, isto atenua temporariamente, mas depois aparece novo sinal e o ciclo recomeça.
Já no transtorno de conversão, o indivíduo apresenta um ou mais sintomas importantes sem nenhuma causa orgânica encontrada. Na maioria das vezes estes sintomas são nos sistemas músculo-esquelético ou sensorial. Os sintomas apresentados pelos indivíduos estão intimamente ligados ao seu cotidiano, os mais comuns são: paralisias, convulsões, cegueira, surdez, visão em túnel, anestesia e parestesia. As pessoas que apresentam este tipo de transtorno demonstram pouca ou nenhuma preocupação quanto ao seu problema.
O transtorno