Marketing de Serviços
Conceito de Serviço
Serviços são ações,processos e atuações.
O conceito de serviço surge na generalidade dos casos como oposto ao conceito de produto.
A realidade evidencia uma crescente permeabilidade entre serviços e serviços, produtos e produtos, e entre produtos e serviços, tendo em vista a satisfação complementar, alternativa das mesmas necessidades, motivações e desejos. Daí que se depreenda que o debate entre produtos e serviços deve restringir-se à sua relevância de um ponto de vista de marketing.
Definimos serviço como um ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não estar ligado ao dinheiro. Exemplos: alugar um quarto de hotel, depositar dinheiro em um banco, cortar o cabelo, viajar de avião, aconselhar-se com um advogado - todas essas atividades envolvem a compra de um serviço.
Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente e pressupõe uma relação de contato direta entre empresa/consumidor.
Uma boa definição pode ser a seguinte: Serviço é um desempenho, essencialmente intangível, que não resulta na propriedade de algo. O serviço pode ou não estar ligado a um produto físico.
Quando alguém vai ao cabeleireiro, não fica proprietário do corte de cabelo; na verdade, sofre o corte de cabelo.
Marketing Marketing
“É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos (bens, serviços e idéias) de valor (custo e satisfação) com outros.”
“O mercado exige hoje do profissional de marketing a capacidade de equilibrar três aspectos que, apesar de muitas vezes conflitantes, não chegam a ser excludentes:
1) obter lucro para a empresa;
2) a satisfação do consumidor e
3) a preservação do interesse público.
Este é de fato, o maior desfio do Marketing no século 21.”
Marketing de serviços pode ser definido com o