Industrialização na Alemanha
Segundo a História e a Geografia, um país de industrialização tardia se dá pelo fato de o mesmo ter começado a se desenvolver depois dos países pioneiros se desenvolverem ou seja, na segunda metade do século XIX.
A Alemanha sofreu um atraso no processo de industrialização pois a mesma teve uma história marcada pelo envolvimento em guerras, por destruições e reconstruções. Ela foi arrasada, foi derrotada na primeira e segunda guerra, e por conta disso foi dividida. E todos esses fatores a prejudicaram de evoluir industrialmente de forma rápida e eficaz.
Não demorou muito para a Alemanha se reerguer, e em pouco tempo a própria já tinha surgido novamente como uma potência econômica, com uma indústria moderna e pequena, porém muito competitiva.
Por Rafael Barros
O Processo de Industrialização
A Alemanha foi uma confederação composta de 39 unidades políticas independentes. Em 1861 iniciou-se o processo de unificação política marcado por diversas guerras contra seus vizinhos. Após esse período de guerras, houve uma aceleração do processo de industrialização.
Na primeira guerra os vitoriosos impuseram uma série de sanções à Alemanha por meio do tratado de Versalhes. Além de perder as poucas colônias ultramarinas que possuía, a Alemanha teve de devolver as províncias da Alsácia e Lorena a França e perdeu territórios para a Polônia. Pelo fato de ter se unificado tardiamente, a Alemanha perdeu a fase mais importante da corrida colonial, não obteve muitas vantagens econômicas.
Por Maísa Lima
Hitler (Nazismo)
Hitler dissolveu o parlamento e convocou novas eleições, vencidas esmagadoramente pelo partido Nazista, e iniciou-se o terceiro Reich, que se estendeu até 1945. Ratzel formalizou o conceito que chamou de espaço vital e