Resumo do filme "A Missão"
No momento em que os Espanhóis vieram em busca da exploração de metais preciosos necessitava de escravos para o trabalho pesado e acharam isso nos índios, mas para sua surpresa parte do clero se opunha a exploração escrava do indígena. Os jesuítas vieram da Europa com a função de abafar o protestantismo em ascensão fazendo isso ao converter as “almas não convertidas” daqueles que se julgavam selvagens. Com isto o conflito entre os colonos e os jesuítas teve seu início pois de um lado havia quem enxergava o nativo como mão de obra para os canaviais e de outro lado enxergava-se os índios como futuros cristãos e súditos fiéis ao rei.
O filme nos mostra com clareza a técnica de aproximação e familiarização dos jesuítas para com os indígenas, muitas vezes sendo feitos através da música.
Até que então foram sendo criadas as ditas missões, locais onde se reuniam as tribos para a catequese e trabalho, que muitas vezes rodeava de artesanato, agricultura e pecuária.
Então grandes relações entre os jesuítas e os nativos foram sendo criadas. Os índios já tinham certa devoção aos jesuítas enxergando-os como salvadores de sua existência, porém, os colonos insatisfeitos com o trabalho pacifico iniciaram uma rebelião, causando o genocídio indígena, que matou milhares de nativos revoltados com a resistência contra o homem-branco. Houve alguma resistência porém ineficaz ao poder de fogo dos colonos, afinal, não dá para combater armas de fogos sofisticadas – da época. – com flechas e crucifixos.
A culpa por tais mortes foi enfim atribuída ao rei de Portugal, cujo negou ajuda para evitar que tantos índios fossem mortos pela ganancia do homem.
O filme consegue ilustrar com fervor aquilo que a história e os livros muitas vezes não contam, nos fazendo sentir na pele e no