Resumo filme A missão
É um filme britânico que foi lançado em 31 de agosto de 1986, baseada em fatos reais , com Direção: Roland Joffé. Roteiro: Robert Bolt.
O filme “A missão”, retrata um mercenário que faz tráfico de escravos. Numa disputa contra o seu irmão, com base numa relação amorosa, ele mata-o.
Irmão Gabriel é um padre jesuíta enviado à Missão de São Carlos. Então ele monta uma missão na tentativa de catequizar os índios. As missões ficavam situadas em locais distantes e de difícil acesso, ou seja, era uma forma de manter os índios longe dos colonos que queriam usá-los como escravos. Irmão Gabriel é aceito pelos índios guaranis por causa da música que vinha do seu instrumento de sopro.
Se junta a ele ex-mercenário e traficante de índios escravizados que adere à causa jesuíta, pois sente remorso por ter matado o irmão. O mesmo irá defender as terras do povo indígena, lutando bravamente ao lado dos índios contra os colonizadores.
Vemos também que os índios são tratados com desprezo pelos colonos tanto portugueses como espanhóis. Eles são comparados a animais.
O território ocupado pela Missão de São Carlos está próximo de passar a pertencer aos espanhóis, que podem escravizar os índios.
Os jesuítas foram defender sua permanência no território numa corte, defesa que foi analisada por Altamirano. Antes de dar um parecer final, Altamirano decide visitar, as missões para conhecer o trabalho realizado pelos jesuítas, e Irmão Gabriel o convida para conhecer a Missão de São Carlos.
O destino das missões já estava definido antes da corte ser iniciada. Resultado: os jesuítas deveriam retirar-se do território ou serem massacrados pelo exército. Todas as tentativas de convencer os índios a se retirarem das missões são em vão. Mendonza abdica seu voto... indígenas e jesuítas contra colonizadores portugueses e espanhóis, terminando o filme com uma chacina de índios.