Eclesiastes uma introdução
Eclesiastes tem sido chamado de “A Esfinge” da literatura cristã, o elefante branco do Cânon das Escrituras. Ele é um enigma para os estudantes da Bíblia, um livro que por sua própria natureza é um mistério.
O Título do Livro
1. Título Hebraico: tl,h,äqo (Qoheleth)
O título é tirado da primeira sentença do livro - "as palavras do pregador”. Qahal é a assembléia, a congregação. O Qohelet é o que se dirige à assembléia.
O fato de o título ter um final feminino, não é particularmente significante. Muitos títulos antigos e designações de ofícios têm terminações femininas.
2. Título Grego: s (Ekklesiastes)
Nossas versões portuguesas também utilizam este título, retirado da Septuaginta, a tradução do antigo testamento Hebraico para o Grego. Este significado, "Dirigente, pregador" está relacionado a palavra grega ("igreja"). Mensagem do Livro
Este livro é um sermão. Ele inclui boas e más notícias. As "más notícias" tem dado ao livro uma fama ruim. A razão disto é que o Pregador não dá respostas convenientes para problemas complexos.
A questão principal levantada no livro é: Qual é o sentido da vida? A Bíblia não tem medo de levantar questões difíceis. Por que ser bom? Isto importa?
Afinal de contas, algumas coisas são mais vantajosas para mim quando eu não me preocupo em servir a Deus. Por que incômodo? As pessoas da nossa geração estão levantando algumas destas questões. Este livro deve ser estudado por todos os nossos jovens. Há somente uma resposta para as questões que são criadas pelas pessoas hoje. A resposta é descoberta na vida com Deus.
Francis Schaeffer disse que se ele tivesse uma hora para falar de Cristo para alguém importante, ele falaria os primeiros quarenta e cinco minutos a respeito do fato de que não há respostas. Ele ensinaria a respeito do desespero do homem.Só depois ele compartilharia “Jesus” como a resposta. E isto é o que Eclesiastes faz. Autoria
1. Um grande número de fatos