Resumo ITQ 2º Ano Teologia Bíblica do Novo Testamento
Elementos introdutórios da Teologia Bíblica do Novo Testamento
Capítulo 1 Resumo- Teologia Bíblica do Novo Testamento
A Teologia vem a ser ideia ou tratado a respeito de Deus. É um sistema de conhecimento resultantes de estudos.
A Teologia é extremamente necessária em virtude da relação que existe entre a verdade sistematizada e o desenvolvimento do caráter cristão.
A Teologia e Religião são realidades inteiramente distintas e altamente independentes. A Teologia do Novo Testamento assume a existência e significado de uma entidade chamada o Novo Testamento, isto é, o cânone aceito pela Igreja Cristã como normativo para sua fé e prática.
Existem três métodos mais conhecidos na formulação de uma teologia Neotestamentária. Crítica história radical com interpretação existencial histórico-analítica e história com base em revelação bíblica.
O Reino de Deus- Capítulo 2 Resumo
O Reino de Deus tem sido explicado por inúmeros teólogos, mas o verdadeiro significado do Reino deve ser compreendido em termos existenciais: a proximidade e a exigência de Deus. O Reino entrou na História através de Jesus.
Ao anunciar a vinda do Reino, Jesus não introduziu o termo Novo. Não anuncia a existência de um Reino de Deus, mas o fato de que Ele agora vem. O reino vindouro de Deus não deixa surgir apenas a imagem de uma vida futura e nova, mas ilumina também a história presente.
Jesus chama o Homem ao arrependimento frente ao reino de Deus que se aproxima. Jesus não criou um sistema ético. Jesus apresenta o mandamento do amor como princípio geral na implantação do Reino de Deus. O Reino de Deus veio para mostrar que Ele é o que Deus busca.
Auto compreensão de Jesus – Capítulo 3 Resumo
A auto compreensão messiânica de Jesus é posta em dúvida por duas relações: a sua relação para com o Reino de Deus e para com as concepções messiânicas. Assim vários teólogos apresentam diversos pontos de vistas.
Jesus e os títulos a Ele concedidos
“Filho de Deus” e “Filho do