Teologia Sapiencial
CESUMAR
RAFAEL VICENTE GAVIOLI TOMAZINI
Teologia Sapiencial
Das Origens estrangeiras ao temor do Senhor
Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como parte da avaliação para o 3º bimestre na disciplina: História e Sociedade do Antigo e Novo Testamento, do curso de Bacharel em Teologia.
Prof.: Roney de Carvalho Luiz
MARINGA
2013
1. INTRODUÇÃO
A sabedoria bíblica é uma tradição que pode ser considerada como uma categoria conhecida como Literatura Sapiencial, fazendo parta de uma ampla coleção de ditados escritos e orais com profundas raízes antiguidade, mais que uma cultura literária específica, é uma corrente que de alguma maneira decorre, seja com maior ou menor evidência, por todo o Antigo Testamento e seus corpos literários, marcada por observações sábias no entanto, tal estilo não é um exclusividade bíblica em sua forma, pois suas origens remontam fontes externas ainda mais antigas.
O objetivo da literatura sapiencial pode ser considerado como a busca por soluções e respostas para as grandes perguntas, desafios e mistérios da existência, de forma que a sabedoria bíblica, a realidade e a experiência, unidas ao esforço humano se convertem em um lugar elevado na revelação divina. A mais antiga sabedoria israelita tem sua provável origem na vida do povo, adotando simples formatos orais, sendo cultivada nos ambientes familiares e tribais, moldando-se em sentenças, máximas e acervos de conselhos e instruções de caráter prático sobre a maneira de se conduzir a vida diária.
É preciso considerar também algumas influências recebidas de ambientes nãos israelitas, que possuía objetivo semelhante ao modelo hebraico, visando orientar ao homem as melhores escolhas para uma vida melhor. Quando as influências externas se aplicavam no ambiente hebraico, a sapiência inspirada incutia nelas a idéia base de que apenas as escolhas piedosas são necessariamente as boas escolhas, que seriam